Como lançar despesas
Neste artigo demonstramos como lançar despesas no Sistema Gestek.
Despesas serão lançadas em Contas a Pagar. Pode acessar o menu lateral Financeiro >> Contar a Pagar > Nova.

Ou, através do acesso rápido na tela inicial, em Nova Conta a Pagar

Os dois caminhos abrem a tela de cadastro da sua despesa, onde irá preencher os campos solicitados.
Fornecedor é o recebedor desse pagamento, como a companhia de internet, a empresa onde comprou produtos, ou a imobiliária, por exemplo.

Competência é a data da compra

Data de Vencimento é a data final para realizar o pagamento da compra

Categoria de Conta serve para relacionar essa despesa. Neste caso, estou lançando uma despesa com compra de produtos, esta será a categoria selecionada

Informe o valor da compra e a forma de pagamento

Caso tenha parcelado este valor, role a página e clique em Repetir e defina a quantidade de parcelas

Note que o tipo de repetição pode ser Parcelamento ou Recorrente. A repetição recorrente é para despesas recorrentes, como aluguel. Ao selecionar a repetição Recorrente essa despesa se repetirá nos meses seguintes automaticamente.

Com todos os campos da despesa preenchidos, clique em Salvar para salvar e concluir!
